2 de agosto de 2010

Filipe Catto - Sensibilidade e Ousadia


Foto de Ieve Holthausen

"Cantar é minha vingança!" Está lá no status do Myspace de Filipe Catto. Se tivesse a oportunidade de conversar com ele, diria: sinta-se plenamente vingado, meu bem, pois não há o que te segure. Faz uns dois meses que ouvi uma entrevista dele na Rádio Ipanema falando sobre seu EP e sobre um show no Bar Ocidente. No final, rolou a música "Saga". Devo dizer que achei de uma riqueza melódica e de uma originalidade impressionantes. O que dizer de sua voz, então!? Nada que toda a crítica já não tenha dito em elogios derramados e merecidos. Timbre lindo, preciso, raro. O EP SAGA está disponível gratuitamente para download, então baixei suas músicas, ou melhor, suas obras de arte. Fiquei viciada, quanto mais ouvia, mais queria ouvir "... e fui gostando do sabor daquela coisa, viciando em cada verso que o amor veio trovar..."


Fico imaginando como alguém tão jovem conhece tanto de música a ponto de transitar com segurança entre o samba, o jazz, o tango. O fato é que não existe limite para o talento de Filipe Catto. E ele sabe disso toda vez que pisa no palco e arrasa na interpretação de canções autorais ou não. Ele é a sensibilidade e a ousadia que há muito andavam em falta na nossa música. Passei a espalhar pelas redes sociais e para os amigos mais próximos o trabalho de Catto. Quando gosto muito de algo, fico querendo fazer os outros entenderem o porquê. Resultado: a maioria viciou-se também.

Sabendo que o artista fora morar em São Paulo, a mim restava esperar um show em Porto Alegre. Usando minhas doses diárias de Filipe Catto, fiquei sabendo do Festival de Inverno. Estava criada a grande oportunidade de vê-lo de perto. Chegar cedo ao teatro, sentar na primeira fila, sentir um nervoso até tudo começar: "Quando partiste sem mala ou bilhete..." Não queria que acabasse. Foi um dos shows mais comoventes a que já assisti. Momentos inesquecíveis. Enquanto ele cantava eu viajava naquele climão! "...selou meus olhos como um arrepio." Obrigada, Filipe. Continua tua Saga, e eu jamais quero curar-me deste vício.

2 comentários:

  1. Minha querida, agradeço por ter conhecido ele por teu intermédio. Pra mim ele é um dos maiores cantores brasileiros atuais. O show foi realmente magnifico.

    bjos and thanks

    ResponderExcluir
  2. Pra mim tbm, ele é demais! Que bom que vcs foram no show! Estava lindo. Beijos

    ResponderExcluir