27 de dezembro de 2012

um dois três quatro

Outra vez o despertador não tocou. Lúcia chegaria atrasada no escritório. Na verdade não sabia se as pilhas estavam fracas, se ela tinha desligado o maldito botãozinho dormindo ou se o relógio do quarto estava meio doido como o da cozinha, que funciona quando quer (e no momento está parado). Uma incógnita. O mais provável é que suas mãos, impulsionadas pelo seu subconsciente, tivessem feito o serviço. Merda! Vou chegar atrasada outra vez e ter que olhar aquela cara de bunda do meu chefe.

Corre, Lúcia, corre! Levanta de uma vez. Escova os dentes. Não há tempo para o fio dental. O cabelo preso também ajuda a ganhar tempo. Hoje nem maquiagem. Pelo menos um pouquinho de corretivo. Ando com umas olheiras profundas. E vestir roupa com esse frio é horrível. Que droga! A gaveta das meias estava uma bagunça. Prometeu que naquela noite arrumaria. Pegou meias de pares diferentes. Azar! Ninguém verá meus pés com essas botas, mesmo. Corre, Lúcia. Veste aquela calça jeans, aquele casaco e deu. Que diferença faz? Mas faça isso mais rápido, mulher!

Ok! Lúcia tinha cinco minutos para terminar de se arrumar, tomar um gole de café, pegar a bolsa, o celular, a chave e botar um perfuminho. Banho com esse frio de manhã? Nem pensar! Vamos lá! Eu consigo, eu sei que consigo! Já fiz isso um milhão de vezes. Ao chegar na cozinha para o gole de café (solúvel porque cafeteiras dão muito trabalho) olhou a hora. Sete e trinta e cinco. Putz! Tinha que estar na parada às sete e quarenta, no máximo, pra pegar o ônibus das sete e quarenta e dois e chegar no escritório às oito e quinze. Apenas quinze minutos atrasada. Talvez o chefe nem enchesse o meu saco hoje.

Lúcia conseguiu sair de casa. Fechou a porta com aquela sensação de que havia esquecido algo. Fosse o que fosse, agora não voltaria, seria muito transtorno. Saiu do prédio com pressa. Praticamente correndo. Chegou mesmo a correr para não perder o ônibus. Uma corrida que valeu a pena, foi o que pensou naquele momento.

Enfim, sentada na poltrona razoavelmente confortável, ia rumo a mais um dia cansativo de trabalho. Não tinha dormido muito bem naquela noite. O namorado havia ligado. Lúcia ficou contente achando que ele iria sugerir saírem na sexta pra comemorar o aniversário de namoro. Estava enganada. Ele só queria avisar que viajaria a trabalho no fim de semana. Filho da puta! O sangue ferveu. Mas Lúcia não chorou. Desligou o telefone na cara dele e não chorou. Que incrível! Não senti vontade de chorar. Tá certo! O Lucas era um cara legal, bonito, mas e aí? Só isso? Lúcia estava cansada de como apenas ela se importava com aquele relacionamento. Também andava estressada com o trabalho e, talvez, consigo mesma.

Pelo menos não tinha perdido o ônibus. Seriam apenas quinze minutos de atraso. Mas, quer saber? Foda-se! Quando eu chegar no escritório vou pedir um aumento pro meu chefe. Vou dizer que o que ele me paga é uma exploração e que se ele não melhorar o meu salário vou denunciá-lo pra Receita Federal. Quero ver a cara daquela babaca!

Durante a viagem, olhou para os lados e achou que aquele ônibus estava meio estranho. Diferente. Será que peguei o ônibus errado? Os bancos pareciam maiores e tudo estava tão vazio. Acho que ainda não acordei direito. Só então Lúcia lembrou de uma coisa curiosa. O relógio da cozinha tinha voltado a funcionar. Ou será que o Lucas tinha arrumado? Não, não, ele não esteve ali. O mais estranho é que o relógio voltou a funcionar na hora certa... Eu, hein! Coisa doida! Mesmo assim precisava de um estoque de pilhas. Compraria ainda hoje depois do trabalho.

E quando chegar em casa vou ligar pro Lucas e dizer tudo que penso sobre ele. Vou falar que se ele quiser continuar comigo, vai ter que me valorizar. Quem ele pensa que é? Muitas coisas vão ter que mudar. A começar pela mania irritante que ele tem de subestimar a minha inteligência. Estou quase convencida de que ele é mesmo um chato! Mas hoje resolveremos isso.

Ah, Lúcia também precisava ligar para os pais. Há dias não falava com eles por falta de tempo e por todas essas desculpas que os filhos ficam criando. Mas hoje mesmo vai ligar e dizer o quanto ama os dois. Quero dar mais atenção a eles. Incrível como estavam envelhecendo rápido. Quanto tempo mais os terei por perto? O que vou fazer quando eles se forem? E quando essa hora chegar, quem deveria morrer primeiro? Quero dizer, quem superaria melhor a perda do outro? Preciso ligar urgente para eles.

De repente, Lúcia abriu os olhos vagarosamente. Caralho! Acho que dormi no ônibus. Que merda! Onde estou? Será que passei do ponto? O quanto atrasada estou? Minha cabeça dói. UM DOIS TRÊS QUATRO. Era como se Lúcia estivesse num daqueles sonos profundos em que a pessoa sabe que está sonhando e diz pra si mesma para acordar, mas não consegue. Ela não conseguia se libertar daquela viagem interminável.

Tudo estava diferente. Achou ter aberto os olhos novamente, mas não lembrava de tê-los fechado. Agora o ônibus estava rápido demais. Lúcia não viu o motorista. O ônibus apenas ia. E Lúcia não conseguia se mexer. Uma angústia atravessou-lhe os ossos, as entranhas exatamente quando viu o ônibus bater em cheio numa mulher que corria em direção à parada. UM DOIS TRÊS QUATRO.

Não estava mais no ônibus. Estava deitada, parecia amarrada. Só mexia os olhos. Não sentia seu corpo. Estava num quarto, e não sabia se era o seu. Sua mente estava lenta, tudo tinha mudado. Pensava em coisas desconexas. Sabia que tinha que sair dali pra comprar pilhas e fazer tantas outras coisas. Lembrou daquele filme “Quero ser John Malkovich” e do portal. Devia estar noutra dimensão (dentro da minha própria mente). Seria possível? Ou será que estou ficando louca?

Foi então que, bem à sua frente, olhando-a fixamente, algo familiar: o relógio da cozinha. O seu relógio. O estranho é que ele tinha parado de funcionar de novo. Preciso de pilhas! E pra piorar tudo, o relógio estava torto na parede. Que aflição! UM DOIS TRÊS QUATRO. Alguém me ajude! Por favor, ponha pilhas neste relógio e faça-o ficar reto na parede. Será que ninguém se importa com este relógio torto? Não é possível!

Achou que chorava, mas não tinha certeza. Não tinha certeza de nada. Então ouviu um “Zuum”, e o tempo estagnou! UM DOIS TRÊS QUATRO. Ao longe, percebia umas vozes familiares misturadas a choros. Depois não ouviu mais nada. Apenas observou o relógio e sentiu todo o peso do ônibus dissolvendo no peso do tempo.

Por favor, os familiares de Lúcia me acompanhem, falou calmamente o médico. Todos já choravam antes mesmo de ouvir a notícia inevitável e que vinha estampada no rosto do doutor. Infelizmente, ela não resistiu aos ferimentos. O impacto do atropelamento foi violento demais. Não foi possível conter a hemorragia. Eu lamento.

A morte cerebral foi declarada às 12 horas e 34 minutos. Lúcia não arrumaria a gaveta das meias, não ligaria pra ninguém, não chegaria atrasada, nem pediria aumento, muito menos compraria pilhas. Alguém me ajude! Alguém arrume o relógio, por favor. Ninguém a ouviria mais. E o relógio continuaria torto. E o tempo, para ela, estagnado.

7 comentários:

  1. Olá, Carla! Parabéns pelo blog. Sucesso e longevidade é o que eu desejo.

    Visite e comece a seguir a página oficial do projeto S.U.P.R.A. Vida Secular! Está feito o convite para conhecer toda a musicalidade do meu modesto sítio.

    > www.supravidasecular.blogspot.com

    Desde já, agradeço por sua atenção!!!

    ResponderExcluir
  2. putsSSS choreii...
    coitada precisava matar ela no final? skoaksaksaosakoskasa
    :P
    mais eu achei engraçado uma coisa..
    as mulheres:
    sempre se preocupando em coisas assim
    como um relógio torto na parede e isso se torna tão importante quanto viver.
    Não só as mulheres! Eu, por exemplo, tenho muito disso também.
    Mas eu levo por um lado que considero bom e para desenvolvimento espiritual, pois encaro como uma das coisas erradas que temos de arrumar nesse mundo
    e tudo começa do mais simples, como um relógio na parede, e vai se complicando até uma conversa difícil com alguém que se ama.
    ótimo textoo!!!

    convido-te a decifrar meu reflexo no meu blog
    *_*
    BJUL
    (L)

    ResponderExcluir
  3. ow masss oww
    muito bom mesmo vio
    sakosakska
    d+

    *_*

    ResponderExcluir
  4. um dois três quatro...
    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiii


    agora eu vo embora tá
    skaoskaska
    :P

    ResponderExcluir
  5. heyy vc chegou muito pertoo heim
    *_*
    sua interpretação está próxima a minha
    :)
    Num era tanto obrigação assim decifrá-la, era soh pra interpretá-la à sua maneira
    e ficou bom!
    obrigadoo pelos elogios
    bJimMM

    ResponderExcluir
  6. Este conto é tudo !... ainda mais com tua intepretação !... Unforgetable !,.. bjao

    ResponderExcluir
  7. Tipico texto de professora! lembro da minha época de escola... :-(

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!!!!

    ResponderExcluir