17 de julho de 2017

obturador


a máquina fotográfica é um instrumento óptico pra captar e gravar a imagem real em um filme sensível à luz, ó, presta atenção! ela me disse com a câmera na mão e o cabelo preso num rabo de cavalo, os dentes irradiando luz daqui até a lua ida e volta, pensei meio bobo

é como se fosse uma caixa escura com um orifício e no lugar desse buraquinho tem uma lente convergente, ou seja, que converge pra um único ponto os raios de luz que por ela atravessam, entende? falou com a voz mais fina que o normal e arregalando os olhos

essa lente se chama objetiva e possui um mecanismo que aproxima ou afasta do filme e torna a imagem nítida ou não. é pra gente achar o foco, sabe? quando se dispara a máquina, o diafragma se abre por uma fração de segundo e a luz entra e a sensibilidade do filme... olha isso! me mostra orgulhosa outra foto

tem também o obturador que serve pra controlar o tempo de entrada da luz. é como se fosse uma cortina que abre e fecha, viu? a velocidade dessa abertura determina o tempo de entrada... tu tá me ouvindo?

eu não ouvia. continuo não entendendo de máquinas fotográficas. tem algo de tempo, de luz, de sensibilidade. agora, o que me consome é esse teu retrato em preto e branco com a minha camiseta ao contrário e a nitidez da fumaça do teu cigarro pendurada naquele instante

Nenhum comentário:

Postar um comentário